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quinta-feira, 24 de outubro de 2013


A Volkswagen vasculhou um baú há muito esquecido. Aquele que já foi carro de frota, correu atrás de bandidos e foi um dos sonhos de consumo da classe média tem data de retorno: em 2013, você verá o Santana de volta às concessionárias. Essa notícia já rondava a redação da C/D há algum tempo, quando descobrimos que ele substituiria o Polo Sedan. O anúncio oficial sobre o empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) à Volks, no valor de R$ 342 milhões, reforçou o que fontes ligadas à fábrica haviam nos antecipado. Além do novo Santana, a grana também vai fazer a marca dar início à produção do up!, mais barato que o Gol.


1.6 16V

O motivo de a Shanghai-Volkswagen ter partido para um carro novo é o fato de a Volks ser meio saidinha na China e ter um caso com outra fabricante, a FAW, que vai vender o Jetta naquele mercado. A preços bem mais competitivos do que os do carro vendido por aqui. O concorrente para ele, portanto, seria o Santana NF.



O motor poderia ser o mais do que conhecido 1.6 EA111 (presente em quase toda a linha VW), mas há novidade por aí: o Santana, pelo menos na China, será equipado com motor 1.6, mas da família EA211, que terá 110 cv por conta do cabeçote de 16 válvulas. O conjunto também será fabricado no Brasil, com maquinário que já está na fábrica de São Carlos (SP), conforme apuramos. A linha de produção do novo sedã, por sua vez, deve ocupar a que hoje é usada pela Kombi em São Bernardo do Campo (SP). Para os saudosistas, a notícia é triste: a velha senhora vai se aposentar antes de 2014, quando entra em vigor a nova legislação de segurança veicular que exigirá que todos os carros nacionais sejam equipados com freios ABS e air bag.

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